Como preservar seu veículo?

Quais cuidados tomar para preservar a vida útil do carro?
Seguir as recomendações abaixo com certa frequência, poderá permitir que o seu automóvel mantenha um bom estado de conservação por mais tempo que o previsto. Confira:

1 – Realize a manutenção preventiva

Quando você compra um carro, a montadora oferece um plano de manutenção preventiva que pode vir junto com o manual do proprietário ou em aplicativos, depende da marca. Além das revisões obrigatórias, esse plano mostra os prazos de revisão de peças do automóvel.
Ao contrário do que muita gente pensa, essa manutenção ajuda o motorista a economizar dinheiro. Imagine o seguinte: se você não faz a manutenção preventiva, uma peça danificada passará despercebida e poderá danificar/desgastar outros itens dentro do veículo. Quando você perceber, o conserto poderá sair muito mais caro do que ter feito a prevenção e ter trocado uma peça.

2 – Faça o balanceamento e alinhamento dos pneus

É praticamente impossível não passar por vias esburacadas, principalmente nas grandes cidades. Isso pode causar problemas na direção e suspensão do veículo. Por isso, é fundamental que a cada 10 mil quilômetros rodados, você realize um alinhamento e balanceamento dos pneus.
Além de melhorar o alinhamento e estabilidade do seu automóvel, esse processo também contribui para uma economia de combustível.

3 – Troque o óleo com regularidade

O motor é como o coração do veículo e o óleo é como o sangue, ou seja, fundamental para o funcionamento do veículo. Ele ajuda a diminuir o atrito entre as peças, resfria o propulsor e limpa micropartículas que aparecem com o desgaste das peças.
Também é importante ficar de olho na validade do óleo e seguir as orientações da montadora, visto que misturar os lubrificantes poderão danificar o motor.

4 – Fique de olho no nível de água

O radiador mantém a temperatura de uso do propulsor, sendo fundamental para o sistema do motor de qualquer carro. Caso o nível de água esteja abaixo do recomendado pela montadora, complete o reservatório.

Qual o valor da multa se meu carro estiver ruim?

A lei no art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) afirma que dirigir um carro em mau estado de conservação ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído é uma infração. O condutor levará 5 pontos na carteira e deverá pagar uma multa que custa R$ 195,23.
Isso sem contar os riscos que você se coloca e também leva aos outros no trânsito. Por isso, é fundamental realizar uma vistoria regular para preservar a vida útil do veículo e garantir a sua segurança.
No entanto, com o tempo, é natural que o carro também “envelheça”. É aí que ocorre a depreciação do veículo.

O que é a depreciação do veículo e como calcular?

Depreciação do veículo é a perda de valor e qualidade do carro. Com o tempo, além de desvalorizar monetariamente, seu carro também poderá dar mais problemas na estrada ou estragar alguma peça essencial. Isto é desvalorização.
Existem algumas maneiras de calcular a depreciação do seu veículo. Uma delas é verificar a tabela FIPE, que pode ser checada todo mês.

Como posso proteger meu carro?

Além de cuidar da vida útil do seu carro, é importante protegê-lo de fatores externos que podem acontecer. Para que você se sinta confortável e seguro dentro de seu carro, a solução é contratar a Proteção Veicular da Exclusiva.
Com o nosso serviço, você garante:

-Atendimento Especializado: Contamos com uma equipe especializada, que poderá te ajudar em todas situações, oferecendo o melhor atendimento possível;
-Assistência 24h: Nosso atendimento é dedicado a você, cumprindo com o papel de te deixar com o conforto e praticidade que merece;
-Proteção feita para você: Nós realizamos a Proteção Veicular com condições especiais, adaptando-a às suas necessidades;
-Protegemos o seu bem com todo carinho: Sabemos que o seu veículo é uma conquista muito importante e essencial no seu dia a dia. Por isso, cuidamos dele com maior carinho.

Você pode confiar em nossos serviços, pois estamos preparados para te atender e levar segurança a você e sua família. Para mais informações, acesse o nosso site!